- sexta-feira, novembro 5th, 2010 Categoria: Avaliações os
Envelhecer é inevitável (?) ainda (!), pois esse processo se inicia a partir do momento em que nascemos. Mas, você pode escolher como será esse processo.
Além do envelhecimento diário, existe o que se chama envelhecer de forma fisiológica ou patológica. O que significa isso? O envelhecimento fisiológico é aquele que depende da nossa genética e por enquanto ainda é imutável, ou seja, aos 15 ou 20 anos de idade, você normalmente tem o corpo que seus genes determinaram, mas aos 40 anos você tem o corpo que merece. Daí para frente vai depender de suas escolhas em relação aos hábitos de vida, como aquilo que você come, se faz ou não exercícios físicos, como administra seu equilíbrio emocional e se cuida de sua saúde de forma preventiva, usando o que a medicina moderna tem a oferecer. O envelhecimento patológico ocorre a partir do momento em que as pessoas passam a aceitar que existem doenças próprias da velhice e se comportam de maneira passiva em relação à sua saúde.
A partir do que foi colocado surge o conceito de idade cronológica e idade biológica. Qual a diferença? A idade cronológica não pode ser modificada e está registrada em seu documento de identidade enquanto que a idade biológica se refere ao estado de conservação de seu organismo. Portanto, essa idade pode ser mudada e/ou retardada desde que você passe a se alimentar de forma equilibrada, evitando gorduras saturadas e carboidratos refinados (de alto índice glicêmico), faça atividade física regular (pelo menos três vezes por semana), associando exercícios aeróbicos com musculação, cuide de seu bem-estar emocional e procure o auxílio da medicina preventiva. É fácil e até intuitivo aceitar que se deve comer bem e praticar exercícios, mas e o emocional, o que tem a ver com o envelhecimento?
Hoje em dia se sabe que o estresse crônico, muito comum na vida das pessoas, leva a uma ativação exagerada da nossa glândula supra-renal, que produz excesso do hormônio cortisol. Esse hormônio favorece o ganho de peso, principalmente acúmulo de gordura abdominal e acelera o processo de envelhecimento. Quem é mais jovem? Uma pessoa de 48 anos ou uma de 70 anos?
A resposta correta é: depende da idade biológica, ou seja, é possível uma pessoa de 70 anos ter uma idade biológica de 55 anos e vice-versa. São vários os fatores que levam ao envelhecimento patológico e os principais são: dieta incorreta, estresse, sedentarismo, estilo de vida inapropriado, desequilíbrio hormonal, desequilíbrio na bioquímica cerebral e formação excessiva de radicais livres.
“Já existe em nossa clínica um poderoso software que nos permite estimar com razoável precisão a nossa idade biológica real a partir de inserção de todos os nossos hormônios, marcadores de inflamação ad corrente sanguínea e medidas corporais e testes físicos. A laudo sai na hora e podemos comparar se futuras intervenções estão realmente tendo eficácia.”
Revertendo esse marcador biológico o corpo pode, mais uma vez, parecer anos mais jovem, embora não o seja. Além disso, é possível manter o desempenho físico e mental nos mesmos níveis com os quais estávamos acostumados em uma fase anterior da vida. Esse marcador biológico do envelhecimento é governado pelas alterações hormonais que acontecem à medida que envelhecemos. Portanto, o segredo para reverter o envelhecimento está na capacidade de modular (equilibrar) nossos hormônios.
Afinal que desequilíbrio hormonal é esse? Na realidade, os nossos hormônios não caem porque envelhecemos, mas sim envelhecemos porque os hormônios caem. Daí a importância de se fazer uma avaliação clínica e laboratorial periódica, minuciosa, com o objetivo de se procurar ajuda médica através de uma modulação hormonal feita de forma criteriosa. Invista na sua idade biológica, pois não basta acrescentar anos à sua vida, mas sim vida a seus anos.
Começamos a perder em torno de 1 a 3% de nossos hormônios com 30 anos de idade. Por isso, ao chegarmos aos 40 anos será perceptível a diferença. A boa notícia é que, uma vez detectadas essas deficiências, elas são perfeitamente corrigíveis.
A modulação hormonal irá promover:
- Aumento do nível de energia;
- Redução da gordura corporal;
- Aumento da massa magra;
- Melhora da função cognitiva (raciocínio);
- Melhora da atividade sexual;
- Melhora do humor e da habilidade de lidar com o estresse;
- Fortalecimento do sistema imunológico (de defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário