No nosso dia-a-dia, entretanto, só há espaço para a respiração rápida. E assim as pessoas só respiram o ar suficiente para se manter vivas.
Sem falar que muita gente hoje não respira pelo nariz, mas pela boca, por causa da obstrução nasal. Pudera: a alimentação é rica em massa, queijo, leite e açúcar refinado. Resultado: esses alimentos fazem você produzir muco (catarro), que vai se armazenando nas vias respiratórias e dificulta a respiração.
Em outras palavras, a maioria das pessoas não modifica nem 10% do ar dos pulmões. Como conseqüência, falta oxigênio e o corpo fica carregado de gases tóxicos, que em contato com o sangue ocasionam diversos males, como enxaqueca, dor de cabeça, cansaço crônico e falta de libido.
COMO RESPIRAR CORRETAMENTE
Respire profunda e lentamente, pelo nariz, com a boca fechada, até encher completamente o pulmão de ar. Isso leva em torno de cinco segundos. Solte o ar lentamente, até esvaziar totalmente os pulmões, e repita o processo pelo menos cinco vezes. - Essa é a respiração correta – você enche o pulmão de ar até não agüentar mais e, com o auxílio dos músculos da barriga, empurra o ar para fora.
- Concentre-se na respiração e veja que todo o abdome é usado para expelir o ar dos pulmões.
- Faça também a respiração tampando uma das narinas de cada vez.
- Pratique essa respiração a qualquer hora, ao menos uma vez por dia. Antes de dormir ela acalma, relaxa. Pela manhã, ao acordar, ela clareia a mente.
- Caminhe de vez em quando em um espaço arborizado e aproveite para praticar a respiração profunda.
- Mesmo no trabalho, separe um tempinho para praticar a respiração profunda, alongando a coluna e levantando os ombros. Mantenha sempre a postura ereta, para facilitar a respiração profunda.
- Relaxe a musculatura. Assim você vai conseguir respirar mais profundamente.