sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CARNOSINA E LONGEVIDADE

Quem diria UM PRODUTO DA CARNE é incontestavelmente um dos maiores aliados a uma VIDA MAIS LONGA e MAIS SAUDÁVEL.
A NATUREZA quando examinada sem preconceitos é mesmo EXUBERANTE


NOTA DO BLOG DO PAIM:

A EXPRESSÃO ACIMA É O TRECHO FINAL DA MATÉRIA QUE VOCÉ VAI LER A SEGUIR:


Glicação: Um pulo para um envelhecimento sem saúde
RJosé Carlos Brasil Peixoto

Qualquer dieta rica em carboidrato – especialmente os refinados, incluindo sucos de frutas, têm uma enorme capacidade de acelerar o envelhecimento.
Parte desse processo é estimulada por um processo bioquímico chamado de GLICAÇÃO.
É um processo um tanto complexo, em que estão envolvidos moléculas de glicose e de proteína.
Uma reação química é estabelecida de forma que resultam moléculas deformadas e não funcionantes, que costumam se aglutinar.
Esse processo é muitas vezes comparado a uma “caramelização”, ou seja: o composto final não pode retornar a um estado anterior, e esse novo resultante compromete os tecidos que está formando, deixando-os mais rijos e espessos.
A pele envelhecida é um bom exemplo do tipo de aparência externa de um órgão afetado pela glicação.
Mas o CORAÇÃO, o CÉREBRO e os OLHOS, entre outros podem ser órgãos especialmente sensíveis a esse processo.
Esse dano irreparável afeta de forma imperiosa ao organismo sendo parte do processo degenerativo da aterosclerose, doença cardíaca, ALZHEIMER (e outras doenças degenerativas cerebrais, como Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica), todas as complicações da diabetes, CATARATA, e qualquer processo associado às limitações do envelhecimento.
De um modo geral o colágeno e outras proteínas de matriz tecidual estão sujeitas a essa reação de re-arranjo molecular, onde a resultante é um tecido com perturbações funcionais.
Em pessoas mais jovens a preocupação com a glicação é devido a sua obstinada relação com a obesidade e a diabete, sendo um dos mais expoentes limitadores da expectativa e da qualidade de vida nesses indivíduos. (Essa é a razão pelo qual é solicitado o exame hemoglobina glicada para o controle de pacientes diabéticos)
A glicação é um processo que não pode ser completamente evitado dentro dos organismos, mas é fundamental que se tome atitudes que habilite uma proteção a predominância desse tipo de reação química.
Nas sociedades ocidentais ou modernizadas uma forma de tornar mais vagarosa a glicação é a REDUÇÃO do consumo de todo e qualquer carboidrato, principalmente os refinados.
Isso é de certa forma um dos pilares que dá suporte a postura cada mais encorajada de restringir o consumo desse alimento, estranhamente colocado na base da pirâmide alimentar – como política de saúde pública, e de distribuição de alimentos.
Se a base alimentar é o AMIDO o convite a uma velhice precoce e enferma é garantida – por todos aqueles que estão associados à EXTRAVAGANTE IDEIA de que é natural tomar sucos de frutas, eventualmente no lugar da água para matar a sede.
Aliás, tem uma propaganda que diz: “Mate sua sede com o refrigerante X!!”.
Se algum crédulo entendesse que essa orientação, oriundas de propagandas de massa no rádio, TV ou em out-doors fosse honesta, possivelmente já estaria morto por doenças ligadas à falência pancreática.
Quem tem sede toma ÁGUA! Quem tem fome toma suco ou refrigerante ou um drinque qualquer.
Aliás, um aspecto curioso é que a FRUTOSE está intimamente associada ao metabolismo do colesterol e das gorduras.
Além é claro de elevar um pouco o ácido úrico... A natureza – de verdade – é um curioso desafio aos arautos da saúde... as pessoas por algum motivo não se apercebem de que pão ou massas não dão em árvores, muito menos doces e outros quitutes manufaturados...
Um nutriente natural é a única alternativa natural viável para tratar a glicação.
Trata-se de um aminoácido dipeptídeo de ocorrência farta nos músculos e cérebro: a CARNOSINA.
Esse AMINOÁCIDO se oferece como ALVO para a GLICAÇÃO para a glicose e poupa outras proteínas de sofrerem esse processo.
A CARNOSINA também se liga a outras proteínas já glicadas nos tecidos, tornando-as mais fáceis de serem submetidas ao metabolismo e eliminadas, habilitando as estruturas teciduais a se manterem jovens e flexíveis.
Dá para se afirmar que ao ter essa habilidade de prevenir a glicação e a formação dos malfadados AGEs (produtos finais de glicação, do inglês: Advanced Glycation End Products), a carnosina é dos mais poderosos produtos anti-aging (anti-envelhecimento) conhecidos na atualidade!
A CARNOSINA vai se reduzindo com o avançar da idade nos músculos e no cérebro, podendo chegar a menos de 40% de um indivíduo jovem após os 70 anos. Ao mesmo tempo em vai caindo a carnosina mais o corpo vai ficando vulnerável à reação química da glicação.

Nos anos recentes, pesquisas laboratoriais comprovaram que a CARNOSINA:
1) Protege os OLHOS da glicação, e pode ser usada como tratamento e prevenção de CATARATA e perda visual em idosos;
2) Protege os VASOS CEREBRAIS mais tênues de danos que podem levar a doenças como ALZHEIMER, além de efetivar proteção contra ação tóxica de certos minerais tóxicos, formando com eles produtos inativos ou até mesmo novas substâncias antioxidantes;
3) Tem ação relaxante e de dilatação nos vasos sanguíneos melhorando a oferta de sangue ao CORAÇÃO. Além disso, melhora a performance muscular cardíaca.
4) Previne o envelhecimento da PELE por inibir ocross-link (ligação transversal) do colágeno e preservando sua elasticidade. Tem ação favorável na cicatrização por promover divisão celular;
5) É um poderoso ANTIOXIDANTE por ser ativo contra um dos piores tipos de radicais livres, os radicais hidroxil; estabiliza a membrana celular e protege contra a ação dos radicais livres;
6) Pode prevenir os efeitos da nefropatia diabética;
7) Pode melhorar em grande medida a socialização e a comunicação de crianças autistas.
8) Pode bloquear a atividade da guanilato ciclase, enzima ligada a asma, enxaqueca e câncer;
9) Combate processos alérgicos.

Embora existam muitas substâncias naturais que podem ser usadas para tratar e prevenir o STRESS OXIDATIVO (formação de radicais livres) e a inflamação crônica, instâncias extremamente importantes para o envelhecimento, a glicação, um marcante e devastador aspecto dos processos degenerativos que vai se impondo com o passar dos anos, tem na CARNOSINA o mais importante AGENTE ANTAGONISTA, e possivelmente o ÚNICO viável, uma vez que além dela somente substâncias químicas artificiais farmacêuticas, ainda em fase de estudos, podem se contrapor à glicação.
A CARNOSINA é largamente disponível em dietas normais com oferta razoável de CARNE.
Dietas que incluem restrição de CARNE podem ser extremamente perniciosas aos níveis de CARNOSINA corporal, o que certamente pode favorecer à GLICAÇÃO, logo a um ENVELHECIMENTO pouco saudável, pois muitas vezes essas dietas restringem ou mesmo suprimem a entrada de carnosina ao organismo e ainda por cima o sobretaxam com prejudiciais produtos ricos em carboidratos. Excesso de carboidratos e falta de CARNOSINA é a pior equação alimentar que qualquer dieta, que se proponha a ser reconhecida como saudável, pode apresentar.

O rejuvenescimento é possível?

Um dos aspectos mais inexoráveis do processo do envelhecimento é o fato de que as células carregam em si mesmo uma espécie de CONTADOR de multiplicações possíveis.
Ou seja, as células filhas, ao se formarem de uma célula anterior carregam um número uma vez menor de potenciais novas multiplicações em relação à sua predecessora e assim sucessivamente. Isso seria uma programação geneticamente definida. Estudos com cultura celular demonstram esse fato de forma inequívoca.
Além disso, as células mais velhas perdem progressivamente a eficiência funcional.
Porém estudos científicos com culturas celulares mostraram outra incrível virtude da CARNOSINA: as células de tecidos colocados em ambiente rico em CARNOSINA parecem retomar sua capacidade jovial de reprodução e de funcionamento.
Células mais velhas PARECEM REJUVENESCER e viver três vezes mais do que as células em ambientes sem CARNOSINA. Esses estudos mostram ainda, que com a retirada das células que ficaram mais jovens, elas retornam à tendência anterior do processo de envelhecimento.
Os níveis de CARNOSINA MUSCULAR estão diretamente ligados à expectativa de vida das espécies.
Quanto maior esse nível, mais longa será a sobrevida.
Em ratos, a sobrevida é de cerca de 20%, fazendo com que esse animal atinja o máximo de sua capacidade de vida (15 meses) com aspecto mais jovem e com a BIOQUÍMICA CEREBRAL preservada!
Quem diria UM PRODUTO DA CARNE é incontestavelmente um dos maiores aliados a uma VIDA MAIS LONGA e MAIS SAUDÁVEL.
A NATUREZA quando examinada sem preconceitos é mesmo EXUBERANTE.
Mais informações »

sábado, 17 de novembro de 2012

Novo medicamento para câncer de próstata aumenta sobrevida de pacientes com a doença em estágio avançadoE-mail

 



A fase final de testes clínicos feitos com a Enzalutamida, uma nova droga para tratar câncer de próstata, mostrou que o medicamento promove uma maior sobrevida entre pacientes com a doença em estágio avançado em comparação com a quimioterapia tradicional. O tempo médio em que a expectativa de vida desses homens se estendeu foi de cinco meses e a substância surtiu efeitos colaterais 'muito mais baixos' do que as já existentes. Os resultados, publicados nesta quinta-feira no periódico The New England Journal of Medicine, se aplicaram a pacientes que já haviam passado tanto pelos tratamentos hormonais (que são usados como primeira opção) quanto pela quimioterapia.
"Esse é um grande avanço, pois não somente houve aumento da sobrevivência, mas também a qualidade de vida desses pacientes, com menos efeitos colaterais, foi melhorada", diz Thomas Flaig, diretor do Centro de Investigação Clínica em Câncer da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Flaig foi um dos autores desse estudo, que ficou conhecido pela sigla AFFIRM.
A terceira fase dos testes clínicos envolveu 1.199 pacientes que haviam sido diagnosticados com câncer de próstata e cuja doença havia progredido mesmo com tratamentos hormonais e quimioterapia. Dois terços desses homens receberam a droga estudada, a Enzalutamida, e o restante, doses de placebo. A expectativa de vida média dos participantes que tomaram o medicamento foi de 18,4 meses, enquanto a do dos pacientes que receberam placebo foi de 13,6 meses. Além disso, os homens que tomaram a droga apresentaram uma melhora em aspectos como retardamento da progressão da doença e melhores resultados nos exames de PSA.
Mecanismo — De acordo com os autores da pesquisa, quando tomada uma vez ao dia, via oral, essa droga bloqueia a capacidade de as células cancerígenas se ligarem aos andrógenos, hormônios como a testosterona, que ajudam no crescimento do câncer de próstata. Isso acontece pois a própria substância se liga aos receptores de andrógenos das células cancerígenas, tornando-se uma 'concorrente' dos hormônios na disputa por esses receptores. "Estamos em um período de renascimento no tratamento médico de câncer de próstata. Mesmo nessa fase inicial, a Enzalutamida é um divisor de águas”, diz Flaig.
Cesar Câmara, urologista do Hospital Sírio-Libanês, explica que, atualmente, o tratamento que tem como alvo a ação dos hormônios busca bloquear a ação da testosterona. Ou seja, é outro tipo de mecanismo. "No entanto, quando os pacientes passam a ser resistentes a essas drogas, eles recebem a quimioterapia", diz. "Esse medicamento pode, quem sabe, ser uma ferramente aplicada antes da quimioterapia, adiando a adoção desse procedimento que é tão agressivo." Para Câmara, embora uma expectativa de vida cinco meses maior pareça pouco, representa um grande avanço no tratamento da doença, especialmente pelo fato de promover esse aumento com qualidade de vida aos pacientes.
Opinião do especialista
Wilson Bachega Junior
Cirurgião oncologista do Hospital A. C. Camargo
"Nós já estávamos de olho para sabermos os resultados dos testes finais dessa droga. É um grande avanço, pois agora sabemos o quanto ela prolonga a expectativa de vida desses pacientes, os seus efeitos colaterais e a sua dosagem. Além disso, os testes foram feitos com um número considerável de participantes.
Novos estudos devem mostrar as outras formas pelas quais o medicamento poderá ser aplicado. Ou seja, se ele é eficaz antes da quimioterapia ser feita ou até mesmo se ele pode ser utilizado como primeira opção de tratamento, inclusive em casos de cânceres localizados (que não tiveram metástase).
Isso representaria um grande avanço, já que seria possível tratar um tumor em fase inicial com um comprimido, e não com um procedimento cirúrgico, que é invasivo. E sem efeitos colaterais. O doente nem sentiria fisicamente o tratamento. É o tratamento que os médicos estavam esperando.
Novas pesquisas também poderiam mostrar se a droga poderia melhorar os efeitos de outros tratamentos, como a própria quimioterapia ou a radioterapia, garantindo uma maior chance de cura entre pacientes.”
Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/novo-medicamento-para-cancer-de-prostata-aumenta-sobrevida-de-pacientes-com-doenca-em-estagio-avancado

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Glicação: Um pulo para um envelhecimento sem saúde


José Carlos Brasil Peixoto

Qualquer dieta rica em carboidrato – especialmente os refinados, incluindo sucos de frutas, têm uma enorme capacidade de acelerar o envelhecimento.
Parte desse processo é estimulada por um processo bioquímico chamado de GLICAÇÃO.
É um processo um tanto complexo, em que estão envolvidos moléculas de glicose e de proteína.
Uma reação química é estabelecida de forma que resultam moléculas deformadas e não funcionantes, que costumam se aglutinar.
Esse processo é muitas vezes comparado a uma “caramelização”, ou seja: o composto final não pode retornar a um estado anterior, e esse novo resultante compromete os tecidos que está formando, deixando-os mais rijos e espessos.
A pele envelhecida é um bom exemplo do tipo de aparência externa de um órgão afetado pela glicação.
Mas o CORAÇÃO, o CÉREBRO e os OLHOS, entre outros podem ser órgãos especialmente sensíveis a esse processo.
Esse dano irreparável afeta de forma imperiosa ao organismo sendo parte do processo degenerativo da aterosclerose, doença cardíaca, ALZHEIMER (e outras doenças degenerativas cerebrais, como Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica), todas as complicações da diabetes, CATARATA, e qualquer processo associado às limitações do envelhecimento.
De um modo geral o colágeno e outras proteínas de matriz tecidual estão sujeitas a essa reação de re-arranjo molecular, onde a resultante é um tecido com perturbações funcionais.
Em pessoas mais jovens a preocupação com a glicação é devido a sua obstinada relação com a obesidade e a diabete, sendo um dos mais expoentes limitadores da expectativa e da qualidade de vida nesses indivíduos. (Essa é a razão pelo qual é solicitado o exame hemoglobina glicada para o controle de pacientes diabéticos)
A glicação é um processo que não pode ser completamente evitado dentro dos organismos, mas é fundamental que se tome atitudes que habilite uma proteção a predominância desse tipo de reação química.
Nas sociedades ocidentais ou modernizadas uma forma de tornar mais vagarosa a glicação é a REDUÇÃO do consumo de todo e qualquer carboidrato, principalmente os refinados.
Isso é de certa forma um dos pilares que dá suporte a postura cada mais encorajada de restringir o consumo desse alimento, estranhamente colocado na base da pirâmide alimentar – como política de saúde pública, e de distribuição de alimentos.
Se a base alimentar é o AMIDO o convite a uma velhice precoce e enferma é garantida – por todos aqueles que estão associados à EXTRAVAGANTE IDEIA de que é natural tomar sucos de frutas, eventualmente no lugar da água para matar a sede.
Aliás, tem uma propaganda que diz: “Mate sua sede com o refrigerante X!!”.
Se algum crédulo entendesse que essa orientação, oriundas de propagandas de massa no rádio, TV ou em out-doors fosse honesta, possivelmente já estaria morto por doenças ligadas à falência pancreática.
Quem tem sede toma ÁGUA! Quem tem fome toma suco ou refrigerante ou um drinque qualquer.
Aliás, um aspecto curioso é que a FRUTOSE está intimamente associada ao metabolismo do colesterol e das gorduras.
Além é claro de elevar um pouco o ácido úrico... A natureza – de verdade – é um curioso desafio aos arautos da saúde... as pessoas por algum motivo não se apercebem de que pão ou massas não dão em árvores, muito menos doces e outros quitutes manufaturados...
Um nutriente natural é a única alternativa natural viável para tratar a glicação.
Trata-se de um aminoácido dipeptídeo de ocorrência farta nos músculos e cérebro: a CARNOSINA.
Esse AMINOÁCIDO se oferece como ALVO para a GLICAÇÃO para a glicose e poupa outras proteínas de sofrerem esse processo.
A CARNOSINA também se liga a outras proteínas já glicadas nos tecidos, tornando-as mais fáceis de serem submetidas ao metabolismo e eliminadas, habilitando as estruturas teciduais a se manterem jovens e flexíveis.
Dá para se afirmar que ao ter essa habilidade de prevenir a glicação e a formação dos malfadados AGEs (produtos finais de glicação, do inglês: Advanced Glycation End Products), a carnosina é dos mais poderosos produtos anti-aging (anti-envelhecimento) conhecidos na atualidade!
A CARNOSINA vai se reduzindo com o avançar da idade nos músculos e no cérebro, podendo chegar a menos de 40% de um indivíduo jovem após os 70 anos. Ao mesmo tempo em vai caindo a carnosina mais o corpo vai ficando vulnerável à reação química da glicação.

Nos anos recentes, pesquisas laboratoriais comprovaram que a CARNOSINA:
1) Protege os OLHOS da glicação, e pode ser usada como tratamento e prevenção de CATARATA e perda visual em idosos;
2) Protege os VASOS CEREBRAIS mais tênues de danos que podem levar a doenças como ALZHEIMER, além de efetivar proteção contra ação tóxica de certos minerais tóxicos, formando com eles produtos inativos ou até mesmo novas substâncias antioxidantes;
3) Tem ação relaxante e de dilatação nos vasos sanguíneos melhorando a oferta de sangue ao CORAÇÃO. Além disso, melhora a performance muscular cardíaca.
4) Previne o envelhecimento da PELE por inibir ocross-link (ligação transversal) do colágeno e preservando sua elasticidade. Tem ação favorável na cicatrização por promover divisão celular;
5) É um poderoso ANTIOXIDANTE por ser ativo contra um dos piores tipos de radicais livres, os radicais hidroxil; estabiliza a membrana celular e protege contra a ação dos radicais livres;
6) Pode prevenir os efeitos da nefropatia diabética;
7) Pode melhorar em grande medida a socialização e a comunicação de crianças autistas.
8) Pode bloquear a atividade da guanilato ciclase, enzima ligada a asma, enxaqueca e câncer;
9) Combate processos alérgicos.

Embora existam muitas substâncias naturais que podem ser usadas para tratar e prevenir o STRESS OXIDATIVO (formação de radicais livres) e a inflamação crônica, instâncias extremamente importantes para o envelhecimento, a glicação, um marcante e devastador aspecto dos processos degenerativos que vai se impondo com o passar dos anos, tem na CARNOSINA o mais importante AGENTE ANTAGONISTA, e possivelmente o ÚNICO viável, uma vez que além dela somente substâncias químicas artificiais farmacêuticas, ainda em fase de estudos, podem se contrapor à glicação.
A CARNOSINA é largamente disponível em dietas normais com oferta razoável de CARNE.
Dietas que incluem restrição de CARNE podem ser extremamente perniciosas aos níveis de CARNOSINA corporal, o que certamente pode favorecer à GLICAÇÃO, logo a um ENVELHECIMENTO pouco saudável, pois muitas vezes essas dietas restringem ou mesmo suprimem a entrada de carnosina ao organismo e ainda por cima o sobretaxam com prejudiciais produtos ricos em carboidratos. Excesso de carboidratos e falta de CARNOSINA é a pior equação alimentar que qualquer dieta, que se proponha a ser reconhecida como saudável, pode apresentar.

O rejuvenescimento é possível?

Um dos aspectos mais inexoráveis do processo do envelhecimento é o fato de que as células carregam em si mesmo uma espécie de CONTADOR de multiplicações possíveis.
Ou seja, as células filhas, ao se formarem de uma célula anterior carregam um número uma vez menor de potenciais novas multiplicações em relação à sua predecessora e assim sucessivamente. Isso seria uma programação geneticamente definida. Estudos com cultura celular demonstram esse fato de forma inequívoca.
Além disso, as células mais velhas perdem progressivamente a eficiência funcional.
Porém estudos científicos com culturas celulares mostraram outra incrível virtude da CARNOSINA: as células de tecidos colocados em ambiente rico em CARNOSINA parecem retomar sua capacidade jovial de reprodução e de funcionamento.
Células mais velhas PARECEM REJUVENESCER e viver três vezes mais do que as células em ambientes sem CARNOSINA. Esses estudos mostram ainda, que com a retirada das células que ficaram mais jovens, elas retornam à tendência anterior do processo de envelhecimento.
Os níveis de CARNOSINA MUSCULAR estão diretamente ligados à expectativa de vida das espécies.
Quanto maior esse nível, mais longa será a sobrevida.
Em ratos, a sobrevida é de cerca de 20%, fazendo com que esse animal atinja o máximo de sua capacidade de vida (15 meses) com aspecto mais jovem e com a BIOQUÍMICA CEREBRAL preservada!
Quem diria UM PRODUTO DA CARNE é incontestavelmente um dos maiores aliados a uma VIDA MAIS LONGA e MAIS SAUDÁVEL.
A NATUREZA quando examinada sem preconceitos é mesmo EXUBERANTE.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


O suco que previne o Alzheimer

Por Karla Precioso postado em 21/12/2011 às 14h00
Foto reprodução
Foto reprodução
Siga a receita publicada pela revista Saúde:
Suco de uva, gengibre e maçã
150 ml de água
1 cacho de uvas roxas
1 maçã
1 pedaço pequeno de gengibre
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se usar a centrífuga, não é preciso adicionar água. Coe a bebida em uma peneira e beba em seguida.
Maça: há indício de que, no cérebro, substâncias presentes na fruta diminuam a deposição de proteínas culpadas por exterminar neurônio, um fenômeno típico do Alzheimer.
Gengibre: ele melhora a circulação, fortalece a imunidade e atua contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

terça-feira, 25 de setembro de 2012


Ter companhia traz longevidade

 
Morremos sozinho, dizem os filósofos. Mas podemos morrer mais cedo se passarmos a vida sozinhos


Ter companhia traz longevidade
Morremos sozinho, dizem os filósofos. Mas podemos morrer mais cedo se passarmos a vida sozinhos. Vínculos próximos com amigos e familiares podem afastar problemas de saúde e uma morte prematura, sugerem pesquisas recentes.
A solidão é um fator de risco quanto ao declínio funcional e à morte prematura em adultos que têm mais 60 anos, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, publicada em julho. Mais de 43 por cento dos 1.604 participantes do estudo relataram que se sentiam excluídos, isolados e sem companhia com frequência. Durante um período de seis anos de acompanhamento, mais de metade das pessoas que se identificaram como solitárias demonstraram dificuldades com a limpeza e a organização básica da casa e com tarefas pessoais. Descobriu-se também que elas tinham 45 por cento a mais de risco de morrer mais cedo do que os adultos mais velhos que se sentiam mais conectados a outras pessoas.
Próxima página


sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Sete tratamentos para disfunção erétil que melhoram sua vida sexual

Problema atinge quase metade da população masculina com idades entre 40 e 80 anos

Por Laura Tavares
Pouco se fala sobre a disfunção erétil, mas, recentemente, o assunto ganhou destaque graças à divulgação de um procedimento cirúrgico peniano pouco conhecido ao qual o jornalista esportivo Jorge Kajuru se submeteu. Nos mais jovens, a principal causa da impotência costuma ser a ansiedade, enquanto doenças crônicas como diabetes, colesterol descontrolado, hipertensão, obesidade, sedentarismo e tabagismo estão relacionados a episódios de impotência nos homens com mais idade. "A disfunção erétil atinge quase 50% dos brasileiros com idades entre 40 e 80 anos", afirma o urologista Geraldo de Faria, diretor do Departamento de Sexualidade Humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Diante da alta incidência do problema, entretanto, a busca por ajuda médica ainda é bastante tímida. Constrangidos com a situação, homens esperam de três a cinco anos para agendar uma consulta com um especialista, de acordo com o urologista. Segundo ele, esperar é perder tempo. "A medicina avançou muito nesta área, sendo possível afirmar que, hoje em dia, só tem disfunção erétil quem quer", afirma. A seguir, listamos sete tratamentos para a impotência.
  • Medicamento de disfunção erétil - Foto Getty Images
  • Seringa - Foto Getty Images
  • Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty Images
  • Homem no consultório médico - Foto Getty Images
  • Homem fazendo terapia - Foto Getty Images
  • Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty Images
  • Homem olhando dentro da calça - Foto Getty Images
de 7
Medicamento de disfunção erétil - Foto Getty Images

Medicamentos orais

Medicamentos orais são sempre a primeira opção de tratamento da disfunção erétil, desde que o paciente não apresente lesões nas artérias do pênis ou alguma contraindicação quanto às substâncias presentes nas fórmulas. "Eles melhoram o fluxo sanguíneo para o pênis, o que favorece a ereção", afirma o urologista Conrado Alvarenga, do Grupo de Disfunção Sexual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Eles devem ser ingeridos com estômago não muito cheio, por volta de uma a duas horas antes da relação sexual e variam quanto ao tempo de ação e potência máxima.

Medicamentos de ação prolongada, por exemplo, podem agir por até 36 horas. Isso não significa que o homem terá uma ereção de 36 horas, mas que durante esse período ele conseguirá ter ereções se for estimulado sexualmente. A obrigação de tomar o remédio antes de ter a relação, entretanto, incomoda alguns homens por atrapalhar a espontaneidade do momento. Nestes casos, o profissional pode receitar uma dosagem diária do medicamento, como se fosse um tratamento contínuo. Os principais efeitos colaterais são dor de cabeça, rubor, sensação de nariz entupido e taquicardia. Ao sinal desses ou de quaisquer outros sintomas, o médico deverá ser informado.
Seringa - Foto Getty Images

Injeção intra-cavernosa

Se os medicamentos via oral não surtirem efeito ou forem contraindicados, o especialista partirá para a segunda opção de tratamento: injeção intra-cavernosa. A vantagem do método é o fato de o medicamento agir cerca de quinze minutos depois da aplicação. Além disso, neste caso não é necessário qualquer estímulo para que o homem tenha a ereção. "A substância injetada estimula a circulação e promove a dilatação das artérias no local, o que aumenta o fluxo sanguíneo no pênis levando à ereção", afirma o urologista Geraldo. O tempo de duração da ereção varia de acordo com a dose injetada, o que é estabelecido na consulta com o médico.

Embora eficaz, o tratamento nem sempre é bem aceito pelos pacientes. "Algumas pessoas têm pavor de agulha", afirma o urologista Geraldo. "Imagine, então, se ela precisar ser introduzida no pênis". O especialista ressalta ainda que indivíduos com dificuldade de visualizar o pênis ou doenças que gerem tremores nas mãos devem solicitar auxílio do parceiro para a aplicação. Os efeitos colaterais da injeção intra-cavernosa se restringem a alergias a alguma das substâncias presentes no medicamento.
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty Images

Prótese peniana maleável

Próteses penianas são intervenções cirúrgicas e, portanto, tratamentos mais complexos do que a ingestão de medicamentos ou injeções. Assim, eles ocupam o terceiro lugar na escala de opções para o paciente com disfunção erétil. O tipo maleável é o mais simples e mais em conta (cerca de três mil reais). "O médico introduz uma haste metálica envolvida em silicone no pênis do paciente, o que faz com que ele fique rijo o suficiente para a penetração 100% do tempo", explica o urologista Geraldo. Na hora da relação, basta elevar o pênis.

A cirurgia de prótese peniana maleável dura cerca de uma hora e ele já pode sair do hospital 24 horas após a intervenção com um curativo compressor para evitar hematomas e para manter o pênis para baixo, facilitando a ida ao banheiro, por exemplo. Nos dias que se seguem, há um incômodo natural da cirurgia, mas nenhuma dor aguda.

A vida sexual, por sua vez, pode ser retomada 30 dias depois da alta. Vale reforçar que esta é uma ereção completamente artificial. Mas, segundo o urologista, costuma proporcionar maior satisfação ao paciente do que os medicamentos ou a injeção. O único cuidado do homem é na hora de "acomodar" o pênis. Já que ele está ereto o tempo inteiro, ele pode precisar de cuecas especiais para disfarçar o volume.
Homem no consultório médico - Foto Getty Images

Prótese peniana inflável

Diferente da prótese peniana maleável, a prótese inflável permite que o pênis volte ao estado de flacidez após o ato sexual. O método inclui a introdução de cilindros infláveis no pênis conectados a uma bombinha com líquido, que simularia o sangue, implantada na região escrotal, como se fosse um terceiro testículo. Para promover a ereção, basta acionar a bombinha que drenará esse líquido para o cilindro. Após a relação, o pênis deve ser levemente pressionado para baixo para que o líquido volte para a bombinha e ele fique novamente flácido.

A cirurgia dura cerca de duas horas e o paciente precisa ficar hospitalizado durante um dia, aproximadamente. Assim como na prótese maleável, atividade sexual pode ser retomada cerca de 30 dias depois do procedimento e nenhuma atividade do dia a dia é prejudicada. Dos dois tipos, este é o que consegue deixar o pênis mais ereto. As vantagens, entretanto, têm seu custo. Segundo o urologista Conrado, a prótese custa em torno de 40 mil reais.
Homem fazendo terapia - Foto Getty Images

Terapia

"Em muitos casos, a disfunção erétil têm como origem fatores psicológicos", afirma o urologista Conrado. Para esses pacientes, nenhum dos tratamentos anteriores é indicado. O melhor é consultar um terapeuta com formação em sexologia que poderá ajudar a acabar com esse bloqueio. O problema pode começar num dia qualquer em que, por causa da ansiedade, o homem não conseguiu ter a ereção. Se não controlar o medo de sofrer impotência nas próximas oportunidades, a cobrança se torna cada vez maior, o que atrapalha ainda mais seu desempenho.

Segundo o urologista Geraldo, é comum que homens com disfunção erétil peçam indicação de um medicamento para um colega em vez de consultar um especialista. Isso pode não só mascarar o problema, como ainda trazer sérios problemas de saúde, caso ele não tenha o perfil adequado para aquele medicamento.
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty Images

Revascularização

A revascularização é um procedimento indicado para um público com disfunção erétil bastante restrito. "Ela é feita quando o paciente tem problemas nas artérias que irrigam o pênis", explica o urologista Geraldo. O caso, entretanto, deve ser muito bem avaliado. Fazer uma ponte de safena no coração, por exemplo, é fundamental já que o órgão funciona 24 horas por dia. O pênis, por sua vez, passa a maior parte do tempo inativo. Melhorar sua vascularização, portanto, pode levar à obstrução de veias, já que o fluxo sanguíneo diminui muito quando ele está flácido.
Homem olhando dentro da calça - Foto Getty Images

Bomba de vácuo

De acordo com o urologista Conrado, as bombas de vácuo ficaram esquecidas como parte do arsenal de tratamentos da disfunção erétil, mas vem novamente ganhando força entre pacientes operados por câncer de próstata, funcionando como auxiliares na reabilitação peniana. Hoje, elas são vendidas apenas em sex shops, já que aumentam o volume do pênis. Ele consiste em um cilindro dentro do qual o pênis é introduzido. "Por meio de um sistema de sucção, então, o ar é retirado do cilindro, diminuindo a pressão interna", afirma. Essa pressão negativa favorece o fluxo de sangue para dentro do pênis, o que favorece a ereção.

A bomba de vácuo é usada no meio médico apenas em pacientes que precisaram remover a prótese peniana por infecções ou rejeição. Durante o período que eles precisarão esperar para fazer outra intervenção, a bomba pode ser útil impedindo que as cicatrizes deformem o órgão.
ver texto completo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Anestésico que cura

11/09/2004 05:00:00 PM
Colunista - Dra. Odilza Vital

Dra. Odilza Vital

Versão para impressão
Enviar para um amigo
Milhares de pessoas em todo o mundo já viram de perto os milagres da procaína, descobertos há décadas na Romênia. Mas somente agora as injeções estão ficando populares no mundo ocidental, diz o médico americano Mitchell Kurk, meu sócio que foi aluno de Dra Anna Aslan. Entre os usuários famosos está o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Em sua clínica em Nova Iorque, Mitchell Kurk, autor do livro Prescription For Long Life, e eu também em minha clínica já aplicamos injeções de Gerovital (nome comercial da procaína usada para essa finalidade) em mais de 50 mil pacientes. Obtive sucesso em mais de 80% dos casos. O anestésico melhora e ativa todas as funções celulares, sendo, assim, uma excelente terapia antienvelhecimento. Deixar a pele mais bonita, os cabelos sedosos e os músculos mais firmes não são os únicos benefícios da procaína. Acredito que a substância atue equilibrando a produção de todos os hormônios fabricados pelo organismo, as nossas substâncias moduladoras. A procaína é, portanto, capaz de eliminar a depressão, amenizar sintomas de doenças coronarianas e muitas enfermidades que atingem a circulação. No mundo inteiro, a procaína é, há muito tempo, usada nos consultórios dentários em anestesias. Isso prova que sua administração é bem segura, praticamente livre de efeitos colaterais ao paciente. A substância pode, até mesmo, ser aplicada por pessoas que não são médicas, como os dentistas. As doses com o intuito de melhorar a função celular são permitidas pelos órgãos de saúde, desde que usadas como terapias alternativas. As possibilidades de reações alérgicas ao produto são mínimas, mas antes do uso deve ser feito um teste com injeção intracutânea do produto. Onde a Procaína Atua Aumenta a libido: depois da procaína, as pessoas ficam mais dispostas para o sexo Circulação: baixa a pressão, melhora a função das veias e artérias Pele e cabelo: a pele fica mais úmida e brilhante, com aparência rejuvenescida. Os cabelos deixam de ficar ressecados, em alguns casos, os fios voltam a nascer em pessoas calvas e retomam a cor natural em grisalhos. Coluna e articulações: tira as dores e a tensão. Cérebro e Sistema Central: afasta a depressão, causa sensação de euforia e bem-estar. Alivia as dores da enxaqueca, melhora o Parkinson e Alzheimer Músculos e ossos: o remédio dá mais tônus muscular, aumentando a disposição e evitando acidentes e fraturas em quem tem desgaste ósseo. Para quem não quer tomar o produto sob a forma de injeção, existe a alternativa do composto em comprimido. O principal componente da procaína é o ácido paraminobenzóico, ou Paba. A substância ajuda na produção das proteínas e enzimas que vão nutrir todas as células do corpo. Observo que todos ficam mais dispostos, dormem melhor. Ou seja, o quadro clínico melhora por completo, principalmente se a terapia for associada à reposição hormonal, em homens e mulheres, e também de outras vitaminas, atividade física e alimentação saudável. Dra. Odilza Vital é médica, endocrinologista, gerontologista, cientista, criadora da mundialmente famosa “Pílula do perfume” e autora entre outros do livro “Emagreça para Sempre” em sua segunda edição em língua portuguesa em 1 ano, traduzido para a língua inglesa como “Lose Weight For Ever - The Brazilian Way”. Consultório em Manhattan: 115 East 23th Street (bet. Park Avenue & Lexington) 

Dra. Odilza Vital

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Tratamentos antienvelhecimento estão na mira do CFM

Texto por Lígia FormentiEnviado por Agência Estado - ontem às 19h29
O Con­selho Fe­deral de Me­di­cina (CFM) pu­blicou nesta se­gunda-feira um pa­recer con­de­nando a pres­crição de hormô­nios em tra­ta­mentos an­ti­en­ve­lhe­ci­mento, por não haver evi­dên­cias ci­en­tí­ficas de que a te­rapia seja efi­ci­ente. Dentro de até dois meses, uma re­so­lução proi­bindo mé­dicos de re­co­mendar o uso desses pro­dutos de­verá ser edi­tada. 'O Có­digo de Ética já mostra que mé­dicos não podem in­dicar te­ra­pias não com­pro­vadas ci­en­ti­fi­ca­mente. O que vamos fazer é deixar mais clara a proi­bição da in­di­cação de hormô­nios', afirmou o vice-pre­si­dente do CFM, Carlos Vital.
Nos úl­timos quatro anos, cinco mé­dicos foram cas­sados por in­dicar tra­ta­mentos sem com­pro­vação ci­en­tí­fica. No mesmo pe­ríodo, ou­tros 10 pro­fis­si­o­nais foram con­de­nados pelos mesmos mo­tivos a penas de sus­pensão e cen­sura pú­blica. 'Em­bora a me­di­cina tenha avan­çado, a pro­messa de eterna ju­ven­tude ainda está no campo das fá­bulas', disse Vital.
Entre os hormô­nios in­di­cados por mé­dicos que atuam em clí­nicas de en­ve­lhe­ci­mento estão a me­la­to­nina, o cor­tisol, o hormônio do cres­ci­mento, pro­ges­te­rona e tes­tos­te­rona. 'Os tra­ba­lhos reu­nidos até o mo­mento mos­tram que, em pes­soas sau­dá­veis, o uso dos hormô­nios au­menta o risco de uma série de do­enças', afirmou a ge­ri­atra Maria do Carmo Len­castro, in­te­grante da Câ­mara Téc­nica do CFM.
Re­co­men­dação
No caso do hormônio da ti­re­oide, por exemplo, o uso em pes­soas sau­dá­veis pode levar ao hi­per­ti­re­oi­dismo. Já o hormônio de cres­ci­mento, quando em grandes quan­ti­dades no or­ga­nismo, pode levar a pro­blemas car­di­o­vas­cu­lares. 'O uso desses hormô­nios pro­voca uma so­bre­carga no or­ga­nismo, e, em con­sequência, um de­sa­juste hor­monal', contou Maria do Carmo. Esta é a se­gunda re­co­men­dação feita pelo CFM re­la­ci­o­nada a te­ra­pias que pro­metem in­ter­romper ou re­tardar o pro­cesso de en­ve­lhe­ci­mento. Em 2010, uma re­so­lução do co­le­giado proibiu a in­di­cação de te­rapia or­to­mo­le­cular, também por não haver efi­cácia com­pro­vada.
O di­retor da So­ci­e­dade Bra­si­leira de Ge­ri­a­tria e Ge­ron­to­logia, Salo Buskman, elo­giou o pa­recer do CFM. 'Era pre­o­cu­pante o cres­ci­mento da in­di­cação das te­ra­pias ditas anti-aging', disse, ci­tando o termo em in­glês. Por vá­rias ra­zões, se­gundo ele: além de pro­meter algo que não há como ser al­can­çado, a in­ter­rupção do en­ve­lhe­ci­mento, a te­rapia au­menta o risco de efeitos co­la­te­rais, e passa a ilusão de que o pa­ci­ente está com­prando saúde - o que, por sua vez, o leva a deixar de adotar um es­tilo de vida sau­dável.
Casos
Buskman contou ter re­ce­bido em seu con­sul­tório pa­ci­entes com efeitos co­la­te­rais pro­vo­cados por essas te­ra­pias. Mas ele res­salta que, muitas vezes, os pró­prios pa­ci­entes es­condem o fato de terem ado­tado a te­ra­pêu­tica. 'No fundo, eles sabem que o tra­ta­mento é con­de­nado, que não há evi­dên­cias de re­sul­tados. Mas o medo de en­ve­lhecer acaba fa­lando mais alto'. Ele diz que o con­trole dessas proi­bi­ções pelo CFM não é fácil de ser re­a­li­zada. 'Di­fi­cil­mente o pa­ci­ente de­nuncia. Em pri­meiro lugar, porque pa­ci­entes se iludem com a pro­messa feita pelos mé­dicos. De­pois, porque não as­so­ciam efeitos co­la­te­rais aos re­mé­dios'.
O pro­fessor da Uni­ver­si­dade Fe­deral da Bahia, El­simar Cou­tinho avalia que o CFM ex­tra­polou suas com­pe­tên­cias. 'O con­selho é um órgão edu­ca­tivo, tem de fis­ca­lizar a ética e não querer en­sinar pro­fes­sores sobre o que in­dicar para pa­ci­entes', re­agiu. O mé­dico, co­nhe­cido pelo uso de hormô­nios para mu­lheres pa­rarem de mens­truar, afirma não fazer tra­ta­mento an­ti­en­ve­lhe­ci­mento. 'O que tem de ser feito é re­po­sição hor­monal. Hormônio nunca re­ju­ve­nesceu'. Ele diz que não vai adotar ne­nhuma me­dida contra a de­cisão do CFM. 'Isso não me afeta. Só uso hormô­nios com in­di­ca­ções pre­cisas'.
O pa­recer do CFM teve início de­pois de o mé­dico Italo Ra­chid en­viar para o co­le­giado um do­cu­mento que reu­niria uma série de es­tudos com­pro­vando a efi­cácia do anti-aging. Dos mais de 5 mil tra­ba­lhos reu­nidos, no en­tanto, pouco mais de 1% trazia tra­ba­lhos sobre a aná­lise do en­ve­lhe­ci­mento e ne­nhum deles apon­tava be­ne­fício dos hormô­nios. 'A te­rapia an­ti­en­ve­lhe­ci­mento não é es­pe­ci­a­li­dade mé­dica. Nem no Brasil, nem na União Eu­ro­peia, nem nos Es­tados Unidos', lem­brou a ge­ri­atra.
De acordo com o pa­recer do CFM, no cur­rí­culo o mé­dico cons­tava trei­na­mento anti-aging. O pa­recer do CFM, no en­tanto, in­dica que essa li­gação não foi com­pro­vada. A re­por­tagem não con­se­guiu en­trar em con­tato com Ra­chid.

segunda-feira, 30 de julho de 2012



Vida longa a todos


ANA PAULA PADRÃO: “Em cinco locais do planeta é possível viver mais. E o segredo das ilhas de Okinawa, Sardenha, Icaria, Península de Nicoya e Loma Linda é a alimentação”.

Ana Paula Padrão, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Thinkstock
Thinkstock
Por ANA PAULA PADRÃO
O desejo humano de alcançar a vida eterna é fonte inesgotável de inspiração para a literatura e o cinema. Vampiros e zumbis são criaturas que pagam um preço alto para nunca abandonar seus corpos. Romantizar a perenidade é uma forma de sonhar com ela. E estabelecer uma punição para aqueles que a alcançam é uma boa maneira de deixar clara a impossibilidade dessa ambição.
Bem, mas nem só os artistas criam ilusões para despistar a morte. Cientistas do mundo inteiro trabalham duro no projeto viver para sempre. Primeiro passo? Descobrir quem mais tempo vive no planeta - e por quê.
Onde se vive mais? Foram identificados cinco locais. Infelizmente nenhum no Brasil. São eles: a ilha de Okinawa, no Japão, outra ilha, a Sardenha, na Itália, a península de Nicoya, na Costa Rica, a ilha de Icaria, na Grécia e a cidade de Loma Linda, na Califórnia. E agora o que interessa de verdade. O que estas cinco comunidades têm em comum? Resposta certa: a alimentação. Em todas elas os habitantes comem:
1 – Alimentos naturais e não processados, como os cereais, que se transformam em pães, sopas e outros. Cereais são a base da alimentação em todas essas comunidades. É o que garante aos habitantes fibras e até proteína, já que em alguns desses lugares não se come carne de nenhum tipo.
2 – Pouca carne vermelha. Peixes estão liberados, mas a carne vermelha, quando é consumida, vem preparada de maneira que perca toda a gordura. Na ilha de Okinawa, no Japão, por exemplo, os habitantes comem bastante carne de porco. Mas as mulheres a deixam na panela até que toda a gordura se perca ali.
3 – Legumes. Montes de legumes. Crus ou levemente cozidos, eles são abundantes e estão presentes em todas as refeições.
4 – Além disso, em todas elas se come pouco. Em algumas dessas comunidades há ditados que ensinam que se deve sair da mesa apenas 80% satisfeito. Os outros 20% de saciedade virão no tempo em que o cérebro entenda que o estômago já está cheio. Ou seja, são comunidades de gente magra.
Outra coisa em comum entre eles é que fazem sempre algum tipo de exercício. Nada radical. Não correm nem praticam esportes. Não frequentam academias. Na maioria dos casos fazem alongamento ou caminham diariamente. Convenhamos, não está tão difícil assim viver muito, certo? Então, mãos à obra! E vida longa a todos!
Leia outras colunas de Ana Paula Padrão:
Flerte com a lente
Uma avenca do bem
A hora da vacina
Roupa velha é chique
A magia da sopa

quinta-feira, 19 de julho de 2012



Sedentarismo pode matar tanto quanto o tabagismo, diz estudo

Estima-se que 1 em cada 10 mortes está relacionada à inatividade física

Por Minha Vida
Todo mundo sabe que o tabagismo é altamente prejudicial à saúde e que o hábito leva milhões de pessoas ao óbito todos os anos. Mas um novo estudo publicado no The Lancet mostrou que o sedentarismopode ser tão prejudicial quanto fumar, uma vez que favorece o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas, como o diabetes. A pesquisa foi realizada pela Brigham and Women's Hospital e pelaHarvard Medical School, nos Estados Unidos.
Os especialistas descobriram que não praticar exercícios moderados por, pelo menos, 150 minutos durante a semana (tempo recomendado pelo Centers for Disease Control and Prevention), estava relacionado a 5,3 milhões de mortes no mundo em 2008. O número representa 9% de todas as mortes anuais no planeta. O perigo do mau hábito foi comparado ao do tabagismo, que mata cerca de cinco milhões de pessoas todos os anos.
O número, entretanto, é contestado por Timothy Armstrong, coordenador do programa de vigilância e base-populacional da Organização Mundial da Saúde. Segundo ele, a estimativa é de que a inatividade física seja responsável por 3,2 milhões de mortes por ano no mundo. Ainda assim, ele reforça que o sedentarismo, de fato, é um importante fator de risco para inúmeras doenças que podem matar, ficando atrás apenas da hipertensão, do tabagismo e do colesterol alto.
Para começar a praticar exercícios, nem sempre é necessário fazer grandes mudanças na rotina. Ir ao trabalho de bicicleta, optar pelas escadas ao invés do elevador ou descer alguns pontos antes do local onde você costuma sair do ônibus também são maneiras de movimentar o corpo.

Conheça as doenças que você pode prevenir ao largar o sedentarismo

Você pode até enumerar uma lista razões para não praticar exercícios - falta de tempo e de dinheiro costumam ser as principais justificativas. Mas será que você realmente conhece os perigos do sedentarismo? Veja a seguir algumas das principais doenças relacionadas à inatividade física.
Diabetes
O aumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal, é um dos principais fatores de risco para a resistência à insulina. Isso faz com que esse hormônio não consiga mais agir no organismo, resultando no aumento das taxas de açúcar no sangue.
Câncer
A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, por isso, quem pratica exercícios e, consequentemente, tem maior controle sobre o peso, reduz o risco de ter a doença.
Hipertensão
Se você pensa que o coração de pessoas que são fisicamente ativas trabalha mais se enganou. Como o músculo não é regularmente exercitado, ele acaba se esforçando mais para fazer com que o sangue percorra todo o organismo. Assim, quem pratica exercícios aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular.
Obesidade
Excesso de consumo de alimentos ou falta de estímulo para a queima de energia são os grandes responsáveis pela obesidade. Desse modo, além de ajustar a alimentação, é necessário movimentar o corpo para acelerar o metabolismo e, com isso, criar um equilíbrio que leve à manutenção do peso.
Osteoporose
Exercícios também ajudam na formação de massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Além disso, atividades físicas ainda auxiliam na fixação do cálcio nos ossos.

quinta-feira, 12 de julho de 2012


O AÇUCAR, GLICAÇÃO E ENVELHECIMENTO


Para os amantes de doces açucarados e de carbohidratos simples, mais um motivo para a moderação . O nome do perigo chama-se GLICAÇÃO.

Esse fenômeno é o mais novo alvo das terapias antienvelhecimento, ao lado dos radicais livres, estress oxidativo e raios UV.

A Glicação é o processo em que uma molécula de glicose e outros açucares redutores reagem de forma não-enzimática com uma proteína e que resulta em AGE's (produtos de glicação Avançada).

A formação de AGE´s acontece de forma fisiológica no nosso organismo e afeta predominantemente moléculas de meia-vida longa como o colágeno e exece uma importante função no processo de envelhecimento. No entanto, sob condições de hiperglicemia (diabéticos e consumidores crônicos de açucar e carbohidratos simples) e estress oxidativo, a geração de AGE`s aumenta intensamente.

A dieta é a principal fonte exógena de AGE´s e pode exercer influencia importante no desenvolveimento de diversaos estados patológicos, especialmente diabetes. A formação de AGE´s nos alimentos é potencializada por métodos de preparo que utilizam altas temperaturas e baixa umidade (fritar, assar ou grelhar).

O fumo também é considerado importante fonte exógena de AGE´s. Durante a conbustão do tabaco, espécies reativas de AGE`s são volatilizadas, absorvidas pelo pulmão e podem reagir com proteínas do sangue.

Os efeitos patológicos dos AGE´s estão relacionados com a capacidade desses compostos de modificar a propriedade química e funcionais das mais diversas estruturas biológicas.

Por meio de geração de radicais livres, da formação de ligaçõe cruzazdas com proteínas ou de interação com receptores celulares, os AGE´s promovem, repectivamente, estress oxidativo, alteração morfofuncional e aumento da expressão de medicadores inflamatórios.

As AGE`s podem danificar o organismo por 3 mecanismos:

  • Modificação de estruturas intracelulares, incluindo aquelas da transcrição gênica
  • Interação de AGE´s com proteínas da Matriz Extracelular, modificando a sinalização entre as células e as moléculas da matriz, gerando disfunção.
  • Modificação das proteínas e lipídios plasmáticas. Essas substancias modificadas podem ligar-se a receptores específicos , causando a produção de citocinas inflamatórias e fatores de crescimento que, por sua vez, contribuem para patologias vasculares.

terça-feira, 26 de junho de 2012


"Conversa Afiada" (Paulo Henrique Amorim) no Painel de Blogs do Paim, atualizável para o Dia em que o Internauta CLICAR no seguinte LINK: http://www.conversaafiada.com,br/ 


Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso
No terceiro LINK de cada um dos 599 BLOGS DO PAINEL DO PAIM estamos a colocar sites cujos temas abordados sejam pertinentes com nome do BLOG, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o alcance do referido PAINEL.

No caso do Blog "Vida Partidária", o terceiro LINK é o de  "Conversa Afiada", como  se vê ao acessar o referido Blog, através deste LINK:  http://politicapartidaria.blogspot.com.br/, bem como na reprodução abaixo:

Google News

http://www.edsonpaim.com.br/

http://www.conversaafiada.com,br/


o que permitirá ao leitor o acesso às postagens destes tres sites, do próprio dia em que o Internauta clicar neles, destarte, transformando cada Blog do Painel do Paim, num verdadeiro jornal diário, tríplice  e AUTOMÁTICO

sexta-feira, 22 de junho de 2012



Resumo das Notícias Publicadas pelos Principais Jornais do País (Sinopse Radiobras), do Dia em que o Internauta Clicar no LINK abaixo:



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso 
No terceiro LINK de cada um dos 600 (ou 599) BLOGS DO PAINEL DO PAIM estamos a colocar sites relativos ao tema referido no nome do BLOG, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o alcance do referido PAINEL.
EXEMPLO:
Como exemplo, colocamos abaixo os três LINKS inscritos no seguinte BLOG, onde o da RADIOBRAS ocupa o terceiro lugar:  


,

está inscrito como o terceiro LINK do seguinte Blog:

Resumo de Notícias dos Jornais (N. 119 da série de 600 Blogs do Painel 


Links

o que permitirá ao leitor o acesso ao BANCO DE NOTÍCIAS da RADIOBRAS, do dia em que clicar, dispensando a atualização diária, pelo  autor, pois torna o referido Blog e esta Postagem atualizaveis AUTOMATICAMENTE.