sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Lente ocular devolve qualidade de visão para perto para quem sofre de DMRI

Alternativa para grande parte da 

população de idosos com Dege

neração Macular Relacionada à 

Idade, lente  ameniza os efeitos 

da doença





As dores e doenças que aparecem com a idade avançada motivam inúmeras pesquisas na medicina, mas, se as possibilidades de cura podem estar mais distantes de serem alcançadas, as alternativas para uma melhor qualidade de vida na longevidade não param de aparecer. É o caso da lente SML. A sigla vem do nome inglês Scharioth Macula Lens, mas pode ser explicada de uma forma bem simples quando a comparamos com uma minilupa para pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade — a DMRI.

Esse distúrbio oftalmológico atinge cerca de 2,9 milhões de pessoas, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e dificulta principalmente a visão para perto, porque a mácula é a região ocular responsável por focar em detalhes. É aí que a SML mostra sua aplicação, como explica Katia Delalibera, oftalmologista especialista em retina e vítreo do CBV. “Ela é uma lente intraocular bifocal, ou seja, precisa ser implantada dentro do olho com melhor acuidade visual, sem prejuízo na visão para longe ou no campo de visão periférica”, detalha.

Apesar de necessitar de cirurgia para o uso, o procedimento é simples e não há restrições quanto a quem já passou por cururgia de catarata, diz Katia. “Ela é indicada justamente para pacientes que já foram operados dessa disfunção, e é implantada acima da lente da cirurgia de catarata, como uma ferramenta a mais para amplificação da imagem.”

Nenhum comentário: