terça-feira, 17 de maio de 2011

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou consulta pública para avaliar a possibilidade de criar incentivos para usuários de planos de saúde que se inscreverem em programas que apoiam o envelhecimento saudável.

ANS quer descontos em saúde


ANS quer incentivar a participação da 3ª idade no País em programas de prevenção, por meio de descontos e prêmios


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou, ontem, consulta pública para avaliar a possibilidade de criar incentivos para usuários de planos de saúde que se inscreverem em programas que apoiam o envelhecimento saudável.
De acordo com a Agência, os participantes podem ganhar descontos na mensalidade de até 30%. A consulta acontece até o dia 14 de junho. Por meio do site www.ans.gov.br, os usuários podem acessar um link especial por meio do qual é possível enviar sugestões para a melhoria do segmento no País.

De acordo com a agência, a implementação de políticas públicas voltadas para a população da terceira idade é uma necessidade crescente por conta da mudança na pirâmide etária nacional, que vem apontando um envelhecimento da média de longevidade dos brasileiros.

Conforme nota da agência informou que "busca, assim, normatizar a criação de mecanismos com o intuito de incentivar os beneficiários a participar no cuidado de sua saúde, e as operadoras a mudar sua forma de organização em busca de um modelo de prevenção de doenças. Ao contrário da simples produção de procedimentos",

Diálogo
A ANS também estuda formas para envolver as operadoras de planos de saúde na discussão sobre os desafios e oportunidades por conta do envelhecimento da população.

Com a consulta pública, a agência objetiva criar regras para viabilizar a adoção de bônus a cliente idosos, como forma de incentivar que as operadoras de planos de assistência suplementar à saúde desenvolvam programas de promoção da saúde e de envelhecimento ativo.

Outra intenção é "sinalizar para o mercado da saúde suplementar as potencialidades para a redução de custos assistenciais com uma população que envelhece e passa a participar de programas de prevenção de doenças". A ANS prorrogou até o próximo dia 21 outra consulta pública - a que atualiza o rol de procedimentos e coberturas médicas previsto nos planos.

Rol de procedimentos
Na última consulta sobre o assunto, feita em 2009, foram acrescentadas 70 coberturas, que passaram a ser oferecidas pelas operadoras o ano passado. Os novos possíveis procedimentos a serem incluídos fazem parte das especialidades de anestesiologia, oftalmologia, coloproctologia, dentre outras.

Nenhum comentário: